Beldroegas

by @Tertúlia da Susy, em 17 de outubro de 2016
A beldroega nunca deixou de ser consumida em Portugal, especialmente no Alentejo e no Algarve; apenas caiu em desuso, mas a cozinha moderna está novamente a introduzir este ingrediente na nossa culinária, como alimento exótico, utilizando os pequenos rebentos em saladas cruas .
Também conhecida como "erva dos coelhos", a beldroega é uma planta infestante que nasce em qualquer sítio onde haja um pouco de terra e calor, sendo anual; possui caules carnudos e folhas verdes.
Possui propriedades nutritivas e medicinais, tendo sido muito apreciada pelos árabes, que lhe chamavam "erva abençoada". É muito rica em vitamina A e C, cálcio, ferro e magnésio, além de antioxidantes e alguma gordura, em que predominam os ácidos gordos ómega 3.
É uma planta que combina bem com coentros, queijo e alho; possui poucas calorias e pode ajudar a prevenir o colesterol e a diabetes, se consumida com regularidade.


Nota: Ver receitas com beldroegas (aqui
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

5 Comments

  1. Beldroegas com batata, chouriço e ovos escalfados :-) Tão bom :-)

    ResponderEliminar
  2. Acho que nunca provei,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Não tenho muito hábito de as usar, só quando a minha avó me dá e faço sopa!
    Tenho que invoar... com queijo deve ser bom deve!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ainda só as provei em sopa e gostei muito!
    Tem uma textura diferente do que estou acostumada, mas agrada-me :)
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  5. Tenho mesmo de experimentar! A sonoridade do nome é qualquer coisa de fantástico :P

    ResponderEliminar