Arroz-Doce da avó Adelina

by @Tertúlia da Susy, em 18 de março de 2013
O melhor arroz-doce do mundo é da minha avó Adelina e, eu já andava há muito tempo para aprender.
Como queria participar no passatempo do arroz “Bom Sucesso”, pedi à minha avó e este fim-de-semana aprendi.
Claro que ficou delicioso mas, ainda teve o toque especial da avó. Para a próxima faço mesmo tudo sozinha!




Ingredientes
500g arroz carolino Bom Sucesso
1,7l leite meio-gordo
8 ovos
50g margarina
Água
700g açúcar
Raspa 1 limão
1 pitada de sal
Canela para decorar



Preparação
Cobrir 1/3 do tacho com água e levar ao lume com a margarina, a raspa de limão e o sal. Deixar ferver.
Lavar o arroz e verter para o tacho. Deixar cozer, mexendo sempre.
Quando o arroz começar a pegar ao tacho, verter 1l de leite, em fio, e mexer sempre.




À parte, separar as gemas das claras. Bater as gemas com um garfo e verter 4 conchas (uma a uma) de arroz no preparado das gemas e mexer bem.
Deitar as gemas com o arroz no tacho do arroz que está a cozer.
Verter 0.7l de leite no arroz e mexer sempre.
Adicionar o açúcar e mexer bem.Deixar ferver e retirar do lume.
Colocar em tacinhas e decorar com canela, se assim o desejar.


  • Partilhe:

É possível que também goste de...

14 Comments

  1. Avó é avó e não tenho dúvidas sobre a qualidade do arroz doce!

    ResponderEliminar
  2. As receitas das avós são sempre as melhores e a minha avó que infelizmente já não está neste mundo também se chamava Adelina...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que saudades me deu do arroz doce da minha mãe!
    Que bom poder aprender com a avó. Estava a ler a descrição e visualizar a minha mãe a mexer o arroz doce... acho que os passos eram os mesmos.
    O aspeto cremoso já diz tudo, um arroz doce maravilhoso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. olá...
    Que excelente aspecto ;)... Como eu adoro :).... Qual é o meu prato :D???? Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. As receitas das avós são as melhores,muitos anos de treino!
    O arroz de certeza que ficou delicioso!
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Parece bem delicioso :D

    Beijinhos e boa noite :D

    ResponderEliminar
  7. Amo arroz doce... parece delicioso!
    Bjos

    ResponderEliminar
  8. O arroz doce parece apetitoso, quanto não vale ter uma avó para ajudar. beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Um belo arroz, e com o toque da avó fica mesmo muito es+pecial!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Receita simples e deliciosa, um dos meus pratos favoritos.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  11. Olá Suzy,
    acreditas que nunca comi arroz doce.. pois, e nunca fiz...
    já ouvi falar tão bem no bem dito que tenho mesmo que fazer!!
    bjus

    ResponderEliminar
  12. O arroz doce ficou amarelinho mesmo como eu gosto!! Que delícia e com o toque da avó fica sempre bem :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Hummmmmmmmmmmmmmmm Susy... adoro arroz doce quente... Que aspeto delicioso que tem o da tua avo... uma verdadeira tentaçao!!!!
    Tenho tantas saudades de aprender as coisas com a minha avó!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  14. Que delícia querida.
    Adoro arroz doce assim, bem cremoso e soltinho!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar